A Marktest Angola divulgou dia 30 de Outubro de 2019 os resultados da 13ª edição do Estudo sobre o Mercado Angolano, um documento orientador para os stakeholders deste mercado, que disponibiliza indicadores importantes a nível de volume de negócios no mercado publicitário; as tendências em termos de consumo de bens e serviços; os meios de comunicação com maior audiência; e as marcas de eleiçãopara os consumidores referente ao ano em análise.
Na conferência foram apresentados alguns indicadores do AMPS (análise de audiências) e do PubliMonitor (investimento publicitário) onde os meios TV, Rádio, Imprensa e Multicaixa foram analisados.
A nível de audiências, na província de Luanda, a TV Zimbo consolida a liderança alcançada em 2018.
Num segundo plano do ranking surgem os canais Zap Novelas, Zap Viva e TPA1 (as três estações comaudiências muito próximas).
No meio Rádio, a Rádio Luanda é líder de audiências, segundada pela Rádio 5, Rádio Mais e Rádio Despertar.
Quanto à imprensa, a audiência decresceu cerca de 8% fase ao período homólogo de 2018. O suporte diário mais lido é o Jornal de Angola, e a nível de semanários, destacam-se a Folha 8, O País, Grandes Notícias, Economia &Finanças o Mercado e o Novo Jornal.
A Nível de investimento publicitário (a preço de tabela), os primeiros 3 trimestres do ano, mostram um crescimento de 8,7% no sector.
Televisão com mais 28,3%
Rádio com mais 2,4%
Imprensa com menos 27,6%
Multicaixa (meio declarativo) com menos 53,8%