INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM ANGOLA
1ºSEMESTRE DE 2022
Segundo os dados do PubliMonitor, para o primeiro semestre do ano, o investimento publicitário em Angola (preço de tabela), teve um crescimento de 8,31%, sendo a Televisão o meio responsável por este crescimento.
Em relação aos outros dois meios, analisados pela MarktestAngola assistiu-se a um crescimento da Rádio de 15,63%, e a tendência de desinvestimento na Imprensa consolida-se com um decréscimo de 135,49% (os suportes da imprensa publicada decresceram 54,5% se comparados a 2021).
Se para o total de investimento o 1º semestre demostra crescimento, já o mesmo não acontece com o número de inserções por meio, tendo-se verificado um decréscimo de 7,98%).
Os Anunciantes e marcas pagaram mais pelo espaço, mas, compraram menos posições.
A nível de ranking as marcas que mais investiram em publicidade foram:
O Governo de Angola (sendo responsável por cerca de 21% do total do investimento do 1ºsemestre de 2022), a ZAP, O Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher, a DStv e a Africell.
Esta análise foi realizada com recurso ao MMW- Adex, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2022 para os suportes que monitorizamos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.
1 de Setembro de 2022